Projeto Corpo, Tempo e Movimento

Data: 05/04/2018
Hora: 18h
Local: Sesc - Rua Brasília, 475 D - Jardim Itália

Chapecó abre a agenda do Projeto "Corpo, Tempo e Movimento - Circulação estadual", que oferece uma ampla programação de atividades gratuitas, de 05 a 08 de abril. O processo de criação e composição em dança tem como base

de investigação a relação entre o corpo, tempo e espaço. E parte do interesse das artistas Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Sandra Meyer e Paloma Bianchi em pensar a dança em outros parâmetros e lugares. O projeto nasceu em Florianópolis e teve estreia em 2016. Um ano após foi novamente contemplado pelo Edital Elisabete Anderle, dessa vez, com o objetivo de se conectar com as histórias de cinco municípios catarinenses: Chapecó, Garopaba, Itajaí, Blumenau e Criciúma. Cada local irá receber um cronograma específico de ações propositivas, práticas que serão utilizadas para conduzir a produção de entendimentos sobre o corpo situado em espaços do cotidiano das cidades.

Videoarte Coral da ponta + Conversa sobre composição em dança e relações de site specific

Data: 05/04, às 18h
Local: Teatro Sesc - Rua Brasília, 475 - D - Jardim Itália, Chapecó - SC
Gratuito
Classificação: Livre

Coral da ponta é uma obra de vídeo-arte realizada por Alan Langdon a partir da composição urbana Dança Coral, concebida em 2016 por Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi e Sandra Meyer para o projeto Corpo, Tempo e Movimento em seis ações de dança. As imagens são efeito de uma proposição artística que envolve público e ambiente, evidenciando as tensões e contradições de um espaço cuja natureza exuberante é alvo da ação predatória do homem.

Neste trabalho um novo olhar é instaurado à ação Dança Coral que habitou a ponta do Coral em Florianópolis em uma composição coletiva que põe em questão as contradições do local.

Conversa sobre composição em dança e relações de site specific

Além de dançar, é necessário discutir a dança em diversos aspectos, para que essa se reafirme como importante campo de conhecimento na sociedade, tão indispensável quanto qualquer outra dimensão de produção de conhecimento. Portanto, essa conversa promove o encontro entre artistas e público para discutir modos de composição em dança em relação com o ambiente e o papel político da arte em seus contextos sociais.

1. Video-arte Coral da Ponta
2. Conversa sobre Composição em dança


Ficha técnica:

Artistas e Articuladoras de Composição: Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi e Sandra Meyer
Videoarte: Alan Langdon
Edição de Som: Hedra Rockenbach
Figurino: Alice Assal
Desenho de luz: Gabriel Campos
Produção Circulação Estadual: Milene Duenha
Assessoria de Imprensa: Luciana Ferreira de Moraes
Arte Gráfica: Junior Romanini

O projeto Corpo, Tempo e Movimento - Circulação estadual foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017 com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL

Currículos das artistas

Sandra Meyer

Artista e pesquisadora. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Arte, Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e autora do livro A Dança Cênica em Florianópolis (1994) e As metáforas do corpo em cena (São Paulo, Annablume, 2009 e 2011).

Diana Gilardenghi

Professora, bailarina e coreógrafa. Integrou os grupos Duggandanza, Plastercaster, Potlache Ronda. Em 2000 foi contemplada pelo programa Rumos do Itaú Cultural com o trabalho Crosta. Recebeu o Prêmio Klauss Vianna 2008 para a realização de Um Duplo e Klauss Vianna 2011 para o espetáculo Em Constante. Leciona Dança Contemporânea em Florianópolis eintegra o coletivo Mapas e Hipertextos

Milene Duenha

É bailarina, atriz, performer, possui Graduação em Artes Cênicas pela UEL e pós-graduação em Artes visuais / Arte - educação pela mesma universidade. Atualmente realiza pesquisa de doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina. É pesquisadora associada ao AND Lab Research (Portugal) e compõe o grupo de prática continuada do Modo operativo AND do AND Lab de Curitiba. Desenvolve pesquisa artística no Coletivo Mapas e Hipertextos de Florianópolis-SC desde 2012.

Paloma Bianchi

Artista da dança, pesquisadora e professora, possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Atualmente é doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Também é formada em Reeducação do Movimento pela Instituto Ivaldo Bertazzo e em Bharathanatyam pela Natyalaya School of Classical Dances. É integrante do Coletivo Mapas e Hipertextos desde 2013.

Patrocinadores: O projeto Corpo, Tempo e Movimento - Circulação estadual foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017 com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL

▼ Mostra Mais

, 89800-000 to 89816-9
Chapecó
05 Abril , Quinta 18:00
Compartilha

Mais Próximos Eventos

 28 Julho , Sábado
 Efapi, Chapecó
 26 Julho , Quinta
 Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó
 04 Agosto , Sábado
 CTG Coxilha do Quero Quero, Chapecó
 18 Agosto , Sábado
 Ápice Vertical, Chapecó
 11 Agosto , Sábado
 Estadio da chapecoense, Chapecó
 08 Agosto , Quarta
 Xaxim, SC, Brazil, Xaxim