Mytologyas do Real / Imersão no Documentário Experimental

Mytologyas do Real // Imersão no Documentário Experimental // Com Lufe Bollini

O cinema tem a capacidade de fixar sentimentos complexos. Através do curta metragem, é possível exercitar algumas atmosferas existênciais e desenvolver micro narrativas. O desejo de fazer imagem como dispositivo da memória,

observando o mundo ao redor, as pessoas que nos envolvemos durante a vida e com elas nos reconhecermos é um devir ontológico do cinema documental.

No encontro serão 2 horas de reflexão sobre a construção de 3 curtas metragens; "Fantasma Da Saudade No Vale Da Morte", "Yomared" e "La Danza De Mi Personal Chullachaki". Os possíveis caminhos sugeridos pelo material, a relação do som com as imagens, os conflitos e os desejos durante a construção e as concepções narrativas que se moldam na ilha de edição serão alguns dos temas abordados.

17h – 19h ¬˚ Reflexão sobre a práxis documental de Lufe Bollini

Do desejo inicial, passando por todo o caminho de filmagem e montagem, onde a pesquisa, a cinefilía e a realidade fazem um jogo de trocas e acúmulos de imagens narrativas que nos levam pra um tipo de cinema documental, subjetivo, poético e auto biográfico. Não é uma receita de como fazer documentário mas uma forma possível. Mostraremos como construí esses pequenos filmes sem nenhum incentivo fiscal, numa busca de equilíbrio entre técnica e sensibilidade, sorte, paixão e muita dedicação, principalmente na ilha de montagem.

20h-22h ∆ Sessão dos curtas e conversa ˚¬

"Fantasma Da Saudade No Vale Da Morte” 17min

Trailer ̊ https://www.youtube.com/watch?v=rIAKijEUMK8&t

O FILME "FANTASMA DA SAUDADE NO VALE DA MORTE" é um curta-metragem que tem como fio condutor a maior ocupação artística da América latina. Em 2014, a união dos coletivos Androides Andróginos, Estúdio Lamina, Voodoohop, Tanq Rosa Choq, Mamba Negra, Ônibus Hacker, Kerouaska, entre outros, resultou na ocupação de um prédio ocioso há mais de 10 anos no centro da cidade de São Paulo.

Lufe Bollini é o protagonista dessa historia e leva o espectador pelos labirintos desse prédio de 13 andares. Um documentário existencial que retrata os primeiros dias dessa ocupação que vai da congregação libertaria e utópica ao caos e a dissidência política e estética dos coletivos. Em uma busca por redenção ou fuga desses fantasmas do personagem-prédio, o protagonista narra para alguém do passado as suas impressões sobre esses dias. O filme é um resultado dessa equação cósmica do encontro que gerou o movimento Ocupa Ouvidor 63 nos seus primeiros meses de existência.

Direção: Lufe Bollini_Produção Executiva: Luciana Siebert e Fabiana Mansur_Pogo Filmes_ Elenco: Carlos Malverde, Sissi Betina Venturin, Ellen Soares, Alzira Incendiaria & grande elenco. Fotografia dy Rafael Avancini e Aline Biz_Som final_Gustavo Foppa_Sonora_SP_2016 Melhor Curta Underground no LISBON INTERNATIONAL FILM FESTIVAL / Melhor curta no FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA 2016 / Best Second Film no WE LOVE PARIS FILM FESTIVAL 2016

"YOMARED” 15min

Trailer ̊ https://www.youtube.com/watch?v=NiH61NdrIvU&t

Esta singela observação sobre o feminino traz a tona questões sobre a violência e o patriarcado, os ciclos e etapas marcantes da transfiguração pessoal, através de uma jovem mexicana que gira em um baile existencial cinematográfico.

Um filme de Lufe Bollini e Mariana Yomared

Produção, Direção e Montagem: Lufe Bollini

Roteiro: Lufe Bollini e Mariana Yomared

Música Original: Mariana Yomared, Bruna Casarin e Banda da Convenção de malabares de Florianópolis

Cameras: Lufe Bollini, Mariana Yomared, Rafael Avancini e Antonio Ternura

Produção Executiva: Luciana Siebert e Fabiana Mansur

Co-produção e distribuição: Pogo Filmes e Encantamento Filmes

Com: Tiare Desire Gonsalez, Giovanna Rodrigues, Luis Só, Larissa Lima e Carlos Malverde

Mixagem: Sonora Cultural / Rafael Rodrigues e Gustavo Foppa

Finalização de Cor: Rafael Avancini

Apoio: Estúdio Lâmina

Vale do Anhangabaú - SP – 2017

¬¬˚ Melhor Atriz, Melhor Montagem y Melhor Música Original na mostra gaúcha do 45˚ FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE GRAMADO(2017)

"LA DANZA DE MI PERSONAL CHULLACHAKI" (Em processo de montagem)

Teaser : https://www.youtube.com/watch?v=IyDfHj1flBU&t

“ a existência do humano (tanto a exterior como a interior) é uma comunicação profundíssima. Ser significa comunicar(...) ser significa ser para o outro e, através do outro, para si próprio. O ser humano não tem um território interior soberano, mas está sempre e interamente nos seus limites e, olhando para dentro de si, olha nos olhos do outro e com os olhos do outro”

Tzvetan Todorov Teaser da oficina: •••A memória é uma ilha de edição• https://www.youtube.com/watch?v=wVNsTMq2WAE

***********

Contribuição livre ( pague quanto puder)
Data; 24/01/2018
Edf.Texas - Rua Rosário da Boa Vista, 163 // Primeiro andar

▼ Mostra Mais

Rua Rosário da Boa Vista, 163 - Boa Vista, Recife, 50060-100
Recife
24 Janeiro , Quarta 17:00
Compartilha

Mais Próximos Eventos

 23 Setembro , Domingo
 Baile Perfumado, Recife
 07 Outubro , Domingo
 Boa Viagem, PB, Brazil, Boa Viagem
 14 Outubro , Domingo
 Recife, PE, Brazil, Recife
 11 Outubro , Quinta
 Pernambuco, PE, Brazil, Pernambuco
 06 Outubro , Sábado
 Instituto Samadhi Way, Recife
 22 Setembro , Sábado
 BH viagens e Turismo, Recife
 16 Outubro , Terça
 Internacional Palace Hotel - Praia de Boa Viagem, Recife
 29 Setembro , Sábado
 Associação EmpreendeLer, Recife